Transporte

Bilhetes


É conveniente rever com atenção os bilhetes aéreos e as condições de cancelamento. Geralmente o bilhete é pessoal e só pode ser utilizado pelo seu titular. Os bilhetes com tarifa normal têm as suas vantagens, já que são reembolsáveis, endossáveis (podem endossar-se para outras companhias aéreas que realizem o mesmo trajecto), e admitem alterações nas datas de partida e regresso. No entanto, a maior parte dos bilhetes que se emitem com tarifas reduzidas não admitem alterações.

O preço dos bilhetes pode variar segundo as diferentes tarifas (normais, promocionais, especiais, etc.) e segundo a companhia aérea utilizada. Por isso, será recomendável consultar os distintos descontos e promoções. As companhias aéreas não respondem por danos ou prejuízos no caso de atraso ou cancelamento. O que sim é possível é solicitar a devolução das importâncias pagas e o pagamento da hospedagem e alimentação sempre que se disponha de um bilhete regular. Os voos charter, organizados por operadores turísticos, são responsabilidade destes últimos até ao momento em que a companhia admite o passageiro. Nesse momento, o passageiro tem iguais direitos e a companhia iguais obrigações. Este tipo de voos não admitem nenhum tipo de alteração.

É fundamental reconfirmar os voos internacionais com 72 horas de antecedência relativamente à data de regresso.

É necessário estar à hora prevista para embarcar já que as companhias aéreas têm o direito de deixar um passageiro em terra se este se apresentar tarde ao check-in ou ao embarque. Verifique as etiquetas de bagagem e o destino referido nas mesmas. Não esqueça de retirar as etiquetas de voos anteriores para evitar confusões aquando do manuseamento da bagagem por parte do pessoal do aeroporto. Certifique-se que nas etiquetas identificativas apareça claramente o seu nome, morada, telefone com prefixo internacional e o país de residência. Não esqueça de colocar no interior da bagagem outra etiqueta igual.
 

Transporte de Bagagens


Na maior parte dos casos, dependendo da companhia aérea e da letra da classe reservada, as companhias aéreas transportam gratuitamente até 20Kg de bagagem por pessoa em classe económica, e até 30Kg em classes executiva e primeira. Recorde que o excesso de bagagem se cobra à razão de 1% sobre o valor da tarifa regular em primeira classe por cada quilo excedente. Recomendamos uma bagagem por pessoa. Nunca viaje com produtos inflamáveis e jamais se encarregue do transporte de bagagens de desconhecidos.
Em caso de perda, demora ou extravio da bagagem, terá que preencher, imediatamente à chegada, e antes de sair da zona de recolha de bagagens, uma declaração da companhia em que viajou, disponibilizando os canhotos de bagagem entregues aquando do check-in, o cartão de embarque e o passaporte. Na declaração descreva o tipo, características da mala, o seu conteúdo e o domicílio para o caso de ser necessário enviá-la por correio. Recorde que a bagagem que viaja na cabine não está coberta por seguro. Se contratou um seguro de viagem deverá saber que a importância para o reembolso não dependerá do peso, mas sim do valor pelo qual subscreveu o seguro.

Em todos os aeroportos existem dois livros de reclamações: da aviação civil, para reclamações sobre os serviços do aeroporto, e das companhias aéreas, para deficiências no serviço prestado por estas: bilhetes, bagagens, alimentação, etc.