Bagagem

O que fazer


A preparação da bagagem dependerá do tipo de viagem, se se trata de zonas tropicais, desérticas, de montanha, ilhas ou praia, além das necessidades próprias de cada viajante. É conveniente levar todos os objectos de valor, passaportes, documentos, dinheiro ou objectos delicados na bagagem de mão.
Como regra geral na bagagem na bagagem não deverão faltar: uma pequena lâmpada com baterias que se possam conseguir facilmente, cadeados para a bagagem, assim como um cinto para malas. Pode acontecer que se encontre numa situação extrema, num armário que não disponha de fecho, pelo que um pequeno cadeado se torna de grande utilidade.
Em geral não é recomendável vestuário de fibras sintéticas como o poliéster ou o nylon; pelo contrário, o vestuário feito com tecidos naturais é o mais indicado, tanto para os climas quentes, como para os mais frios. Por outro lado, vestuário muito na moda, de corte militar, como camisas e chapéus de sol, de cor verde ou caqui não são recomendáveis em certos países de África, Ásia ou América do Sul, já que podem ser confundidos por militares ou por facções contrárias.
É importante escolher roupa e calçado adequados, já que a possibilidade de suar é grande em alguns países, sobretudo nas zonas tropicais e de clima quente. A indumentária deverá ser ligeira, não apertada e de cores claras, sendo aconselhável mudar de roupa amiúde.
É fundamental um bom chapéu de sol ou gorro, para proteger-se dos raios solares e dos raios solares, sobretudo em cotas altas e nas Caraíbas. O calçado deverá ser cómodo, confortável e nunca danificado no início da viagem. É recomendável ter umas meias suplentes à mão, pois para entrar em alguns templos ou mesquitas é obrigatório descalçar-se.
 
 

A sua mala


Primeiramente deverá identificar a bagagem por fora e por dentro, colocando uma etiqueta com todos os seus dados pessoais e contratar um seguro de bagagem para evitar situações desagradáveis.
Relativamente ao tipo de mala, ela dependerá do tipo de viagem e do país que visite. Não é o mesmo fazer uma viagem em automóvel por um país europeu que fazer uma viagem em veículos todo o terreno no norte da Índia, como não será o mesmo viajar em barco ou fazê-lo em comboio. Estas diferenças fazem com que o tipo de mala a utilizar seja diferente.
A maioria dos viajantes utilizam malas de tamanho médio, rígidas ou semi-rígidas, pela segurança e resistência que apresentam. Enquanto que as malas de mão ou tiracolo são mais rentáveis. Estas últimas não são recomendáveis quando se transportam artigos delicados, sobretudo no final da viagem.
O nosso conselho é o de, na preparação da bagagem, e depois de estudar concisamente o seu itinerário, se imaginar em todas as situações possíveis. Recorde-se das suas últimas viagens e chegará à conclusão que por vezes se viaja com demasiadas coisas que depois não se utilizam. Depois desta análise, estamos seguros que saberá decidir o tipo de mala que melhor se adaptará às suas necessidades.
Não esqueça de levar dentro da sua mala uma bolsa onde caibam comodamente duas ou três mudas de roupa, para as excursões de ida e volta. Por outro lado, para estar preparado para a possível perda, subtracção ou extravio da bagagem, convém levar uma muda de roupa de emergência na bagagem de mão.

Como fazer a sua mala


Fazer uma lista do que se quer levar. Escolher o número e tipo de malas em função da duração da viagem e quantidade de pertences que se levarão.
As malas mais confortáveis são as que dispõem de rodas e asas extensíveis. Para colocar o vestuário deverá ter em conta que as peças mais resistentes colocar-se-ão no fundo da mala e na parte de cima das mais delicadas.
Coloque o calçado em bolsas e na base da mala para que suporte o peso quando esta última está em posição vertical. Aproveite os espaços vazios para colocar necéssaires, meias e outros objectos de tamanho pequeno que não se enruguem.
Utilize os fechos e cintos interiores da mala para evitar que os objectos se desloquem durante a viagem. Coloque identificações com o seu nome e apelidos, telefone e morada, tanto fora como dentro da mala.


Artigos com restrições

  • Água e outras bebidas, sopas, xaropes;
  • Cremes, Loções e óleos, pasta de dentes;
  • Perfumes;
  • Gel de banho e champô;
  • Sprays com conteúdo pressurizado, espumas, etc.;
  • Aerosóis e quaisquer outros com consistência semelhante;
  • Armas de fogo e armas em geral;
  • Armas ou objectos aguçados, ou com arestas;
  • Instrumentos contundentes;
  • Substâncias explosivas e inflamáveis;
  • Substâncias químicas e substâncias tóxicas.