Telemóveis


Antes de sair de território nacional será conveniente contactar com o seu operador de telemóvel para solicitar a activação do roaming para poder efectuar/receber chamadas internacionais.
Deverá informar-se se o país para onde viaja tem acordo com o seu operador para aí poder utilizar o seu telemóvel, e se o seu telemóvel é triband no caso de deslocar-se ao continente americano.
A activação do serviço não pressupõe gastos, mas deverá ter em conta que quando se encontra no estrangeiro terá custos adicionais, não só pelas chamadas que efectue, como também pelas que recebe.

As pessoas que liguem para o seu número desde Portugal pagarão uma chamada nacional, sendo que no seu caso será debitado nessas chamadas pelo custo da chamada internacional.
A recepção de SMS é por norma gratuita, mas as chamadas para o voicemail e para o número de apoio ao cliente do seu operador deixam de ser gratuitas.

A tarifa aplicada às chamadas efectuadas e recebidas no estrangeiro variam, dependendo de cada operador.

Habitualmente, ao entrar no país de destino, o seu telemóvel conecta-se automaticamente à rede com maior potência, embora possa seleccionar manualmente a rede desejada através do menu do seu equipamento.